O papo de hoje ta muito agradável viu. Eu já abordei sobre Tier 1, 2 e 3. E essa pergunta do Marco Aurélio foi excelente. Afinal, se é possível identificar os fornecedores de um provedor de internet através do site https://bgp.he.net/, não seria mais fácil ir direto a fonte e contratar direto do fornecedor?
Bom, um indicador que nós temos hoje é que 70% do que é consumido hoje é conteúdo. Ou seja, google, facebook, instagram, youtube, etc. E eu não estou falando de CDN, pois CDN precisa ser alimentado. Esse indicador é considerando a alimentação do CDN.
O tráfego, em muitas vezes, nem passa nessas grandes operadoras. Ou seja, você diminui o salto. Isso já te traz uma experiência melhor no que concerne a navegação.
Um outro fato é o que o preço não será diferenciado. Pois, geralmente, o seu fornecedor contrata grandes quantidades, e é exatamente por isso que ele consegue uma precificação justa para fornecer para o seu provedor, muitas vezes, com preços menores do que sua empresa conseguiria nos mesmos fornecedores.