Link Dedicado – O que é e por que é útil para as empresas

O que é um link dedicado?

Um link dedicado é uma conexão de largura de banda fixa entre dois locais que é sempre reservada para uso por um assinante, normalmente uma empresa.

Para saber quanto deve custar tal conexão em sua localidade, fale com um de nossos especialistas pelo whastapp, é só clicar no botão abaixo e sempre terá um profissional capacitado para te atender: 

Como é usado pelas empresas?

Esses circuitos de alta capacidade costumam ser usados ​​para conectar escritórios corporativos à Internet.

O segundo uso mais comum é conectar as redes de área local de vários escritórios corporativos para formar uma rede de área ampla. Isso permite que esses escritórios compartilhem recursos de TI e transfiram dados entre sites.

O Link Dedicado também pode ser usado para realizar chamadas telefônicas e fornecer largura de banda suficiente na sede da empresa para que muitos funcionários possam conectar-se aos computadores de trabalho de casa simultaneamente.

WhatsApp Image 2021-12-15 at 11.59.48

O Link Dedicado oferece velocidades consistentes, alta taxa de transferência de dados e altas velocidades de upstream

O Link Dedicado usa a capacidade reservada exclusivamente para a empresa individual. Ao contrário das conexões de Internet do consumidor, a largura de banda disponível não cai nos horários de pico, quando outros clientes do mesmo provedor de internet (ISP) estão tentando fazer uso de suas conexões.

O Link dedicado oferece grandes vantagens de velocidade em comparação com a internet comum. A maioria das empresas não precisa de tanta largura de banda, mas uma grande proporção das empresas requer muito mais largura de banda do que uma interenet comum pode fornecer.

Embora o link dedicado possa oferecer velocidades mais altas e mais consistentes do que a banda larga, a diferença geralmente é sentida de forma mais aguda quando se trata da velocidade de upload. As conexões dedicadas são simétricas. Isso significa que a velocidade de upload da conexão corresponde à velocidade de download. Para muitas empresas, uma velocidade de upload lenta é o principal motivo para a atualização de uma conexão de banda larga dolorosamente inadequada para um Link Dedicado.

O Link Dedicado tem melhores acordos de nível de serviço e tempos de correção mais rápidos do que as conexões de banda larga

Se sua conexão de banda larga cair, você pode ficar sem conexão com a Internet por dias. Para a maioria das empresas, isso pode ser desastroso. Por exemplo, a empresa não poderia receber ou enviar e-mails. No caso da banda larga, esses prazos podem chegar até 72 horas, de acordo com a Anatel.

É por esse motivo que as conexões dedicadas geralmente vêm com Acordos de Nível de Serviço que garantem que os principais problemas de conectividade sejam corrigidos com relativa rapidez, geralmente em um dia útil. No caso da INTEREDE o nosso SLA é de 6 horas. Mas a maioria dos problemas são resolvidos em menos de 30 segundos, justamente porque oferecemos aos nossos clientes de link dedicado um backhaull de rádio como dupla abordagem, isso mantém sua empresa conectada mesmo que haja algum problema externo, como alguma intervenção da concessionária de energia ou até mesmo um rompimento de sua fibra óptica.

Para aumentar ainda mais o tempo de atividade a INTEREDE monitora ativamente sua conexão 24×7, garantindo que se um link cair, por qualquer motivo, o Centro de Gerência de Redes será alertado automaticamente, permitindo que a resolução de problemas comece imediatamente e o tempo de inatividade seja minimizado, ou nem ocorra.

O Link dedicado pode transportar chamadas telefônicas, fluxos de videoconferência e tráfego WAN

O Link dedicado pode transportar vários tipos diferentes de tráfego, desde o tráfego da Internet, como páginas da web, e-mails e streaming de vídeo, até o tráfego de WAN – normalmente dados enviados entre diferentes escritórios da mesma empresa.

O Link dedicado também pode ser usado para realizar chamadas telefônicas. Tradicionalmente, muitas empresas conectam seu sistema telefônico à rede telefônica pública usando circuitos ISDN 30 caros (E1). Ao usar um link dedicado e um tronco SIP, as empresas muitas vezes podem eliminar seus circuitos ISDN 30 (E1) legados, enviando suas chamadas por um circuito não controlado mais barato.

E sabe qual o melhor detalhe disso? É que a INTEREDE possui também a tecnologia de telefonia em nuvem. Com ela, você aposenta o seu velho pabx e tem uma tecnologia de última geração para realizar chamadas e gerenciar sua empresa.

Utilizando o link dedicado da INTEREDE, nós separamos uma banda específica para a telefonia em nuvem da INTEREDE, de forma que você não consome nada da sua banda para fazer suas ligações.

Na verdade, para ficar ainda mais claro, você tem uma conexão direta com o nosso data center e não usada, absolutamente, nada da sua internet.

Perfeito, né?

Compartilhe nas redes sociais

Seja Interede