Você sabia que existe um órgão que gerencia a internet no Brasil?
Esse é o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e ele é responsável por “estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil diretrizes para a execução do registro de Nomes de Domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao Domínio de Primeiro Nível “.br” ”.
Um de seus braços é o NIC.br, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Foi criado em 2005 e é responsável por implementar as decisões do CGI.br e atua na parte executiva registrando e fazendo a manutenção dos nomes de dos domínios que usam o ‘.br’, a distribuição de números de Sistema Autônomo (ASN) e endereços IPv4 e IPv6 no País, por meio do Registro.br, trata e responde incidentes de segurança em computadores envolvendo redes conectadas à internet no Brasil.
É responsável por projetos que apoiem ou aperfeiçoem a infraestrutura de redes no país, pela produção e divulgação de indicadores, estatísticas e informações estratégicas sobre o desenvolvimento da Internet no Brasil, sob responsabilidade do CETIC.br, por promover estudos e recomendar procedimentos, normas e padrões técnicos e operacionais, para a segurança das redes e serviços de Internet, bem assim para a sua crescente e adequada utilização pela sociedade, por viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web, atividade desenvolvida pelo Ceweb.br.
Além disso, faz o suporte técnico e operacional ao LACNIC, Registro de Endereços da Internet para a América Latina e Caribe e hospeda o W3C Chapter São Paulo, que tem como principal atribuição desenvolver padrões para Web.
A Interede teve a oportunidade de receber o Gerente de Projetos do NIC.br, Antonio Moreiras, para bater um papo muito legal sobre internet e ajudar a fortalecer as conexões que criamos.
Conheça mais sobre o NIC.br no Episódio “Tudo sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR” do Podcast Porvedor Regional, que é patrocinado pela Interede.