Servidores são equipamentos que possuem uma tecnologia robusta, capaz de processar e armazenar grandes quantidades de dados, disponibilizando o acesso simultâneo a eles, tanto de forma local, quanto remota.
E ao contratar um servidor existe um dúvida muito comum:
Linux ou Windows para o seu servidor, qual o melhor sistema operacional?
A resposta é: depende. As aplicações que você irá rodar nos servidores é que vão direcionar qual sistema operacional deverá ser utilizado. Até mesmo porque, cada sistema operacional possui a sua particularidade, com vantagens únicas em cada serviço específico.
O Windows, por exemplo, possui uma interface gráfica mais amigável, no entanto, tende a consumir mais recursos, o que pode afetar diretamente o desempenho das aplicações. O Linux, por outro lado, além de ter um sistema mais leve, que consome menos recursos, é reconhecido mundialmente por ser mais seguro em alguns aspectos.
A recomendação é que você avalie o seu projeto e identifique qual o melhor sistema operacional para a solução que a sua empresa deseja hospedar.
No Brasil, a grande maioria dos desenvolvedores, utilizam o Windows como plataforma padrão para o desenvolvimento de seus sistemas. Nos demais países, isto já não acontece, em muitos casos é comum identificar aplicações desenvolvidas para sistemas open source, como o Linux.
Então, antes de optar por um sistema operacional, tenha em mente os serviços que vai utilizar, o custo de investimento das licenças, e o mais importante, fique atento às necessidades do seu desenvolvedor.
Fato é que nos dois cenários é possível contar com os servidores em nuvem da INTEREDE. Nós disponibilizamos tanto Windows Server como diversas distribuições de Linux. Então cabe a você avaliar qual sistema operacional cabe melhor no seu projeto.